Papagaios


Este trabalho foi realizado com origem em um casal de papagaios do meu pai. Esta criação, a paixão dele, vem sendo tratada como da família há muito tempo....
O papagaio é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae; vivem cerca de 100 anos e tem apenas 3 filhotes durante sua vida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. A família Psittacidae inclui também as araras, piriquitos e maracanãs, jandaias, piriquitões e apuins.
Habitat & Distribuição Geográfica:
É encontrado em mata úmida ou seca, em beira de rios e cerradões na Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. No Brasil, ocorre do Nordeste (Piauí, Pernambuco, Bahia), pelo Brasil central (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso), ao Rio Grande do Sul; ausente nas áreas litorâneas ao contrário de Amazona amazonica.
Caracterização:
O
papagaio-verdadeiro possui aproximadamente entre 35 e 40 cm de comprimento e pesa cerca de 400 g. Apresenta cabeça amarela, fronte e loro azuis, espelho alar, encontro das asas e base da cauda vermelhos. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja (macho) ou vermelho-laranja (fêmea, destacando-se um fino anel esterno vermelho), os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto. É uma das espécies mais belas e inteligentes de aves do planeta e sua expectativa de vida é de 80 anos. Os papagaios-verdadeiros também costumam repetir o que ouvem de seus donos.
Comércio, declínio da espécie:
Os papagaios são capturados clandestinamente e transportados para serem vendidos ilegalmente. A única maneira legal de possuir essa e outras aves da fauna brasileira é possuindo uma ave com anilha, documento, e ter a permissão do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Além da captura, se perdem ovos e muitos filhotes morrem no ato da retirada das aves dos ninhos, pois freqüentemente derruba-se a árvore, eliminando assim também os locais favoráveis para reprodução, como exemplo, as palmeiras velhas, que são os melhores locais para essas aves procriarem.
Alimentação:
Sua
alimentação na natureza é a base de castanhas, frutas silvestres e sementes (principalmente leguminosas). Em cativeiro são oferecidos, além da ração comercial, frutos, sementes e vegetais, uma simulação de alimentação balanceada com todos os nutrientes necessários para uma vida saudável em cativeiro, Quando filhotes, em cativeiro, precisam de cuidado redobrado, pois é necessário o monitoramento da alimentação que deve ser dada diretamente na boca, até que ele tenha a capacidade de se alimentar sozinho.
Na natureza procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos. Subindo na ramaria utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando à boca. Gostam mais das sementes do que da polpa da frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros.
Reprodução:
Nidificam nos troncos ocos de palmeiras e outras árvores; aproveitam-se de fendas pela decomposição, em rochas erodidas ou até em barrancos. Afofam o fundo de suas cavidades com madeira triturada, o que facilita a secagem do fundo banhado pelas fezes líquidas. A postura é de 4 ovos. Os filhotes abandonam o ninho após dois meses. Essa espécie começa a reproduzir tarde, com 3 a 4 anos de vida. Nidificam de setembro em diante. Para criação em cativeiro, utilize troncos de árvores ocos o botem-os na vertical para que os filhotes estejam bem protegidos, após os ovos terem descascados, depois de dois meses suas crias já terão a capacidade de voar e sair do ninho.
Óleo sobre tela, dimensão 50X70 estilo acadêmico.
A assinatura completa e encerra todo o trabalho "Max".

Transparência


Neste trabalho, procurei apenas me ater à sutileza e delicadeza de uma rosa. Procurei mostrá-la com sua transparência, fundo azul escuro em alguns pontos e em outros, mais claros. Pétalas grandes, brancas mas com expessura mínima, deixando através dela se observar a cor do fundo.
Suas folhas verdes, mas nem tanto, fazendo praticamente uma fuzão de verde e azul escuro, em alguns pontos deixando com que escape uns tons de luz.
Espero que gostem, pois...além de belas, as flores merecem todo o nosso carinho...
Óleo sobre tela, dimensão 50X70 estilo acadêmico.
A assinatura completa e encerra todo o trabalho "Max".

Nossa Senhora de Fátima

Três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.
Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol".
Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de junho, 13 de julho e 13 de setembro. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho no dia 13 de agosto.
A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em julho e setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenómeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que ali se deslocaram e que foram testemunhas do fenómeno. Contudo, há testemunhos de pessoas que afirmaram nada ter visto, como é o caso do escritor António Sérgio, que esteve presente no local e testemunhou que nada se passara de extraordinário com o sol, e do militante católico Domingos Pinto Coelho, que escreveu na imprensa que não vira nada de sobrenatural. Entretanto, testemunhas da época disseram que o fato não aconteceu com o sol (este ficou do mesmo tamanho) mas sim que, no lugar onde Nossa Senhora apareceu para os pastores, deu-se uma luminosidade tão intensa que ninguém conseguiu ficar com os olhos abertos, ninguém conseguiu ver Nossa Senhora, apenas os tres pastores.
Posteriormente, sendo Lúcia religiosa doroteia, Nossa Senhora ter-lhe-á aparecido novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13 para 14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração.
Adorei pintar esta tela, Nossa Senhora de Fátima. Sua linda imagem nos mostra algo angelical, observe....e sinta.
Óleo sobre tela, dimensão 50X70 estilo acadêmico.
A assinatura completa e encerra todo o trabalho "Max".

A praia

A praia, paisagem estilo marina com ingredientes no visual carregados, veja o fundo desta tela, em meio um céu carregado, nublado, à margem da montanha, um vilarejo típico e ancorado um grande barco.
Estou certo de que assim como eu me identifico com toda a beleza deste braço de mar, as pessoas que de certa forma puderem também olhá-la, se encantarão. Imagine-se em meio um passeio sem a mínima pressa por este lugar, que maravilha!
Esta tela foi pintada, procurando sempre manter os detalhes de uma originalidade que apenas a natureza poderia nos dar.
Óleo sobre tela, dimensão 70X50 estilo acadêmico.
A assinatura completa e encerra todo o trabalho "Max".

Velha casa

Inspirada em uma casa humilde de uma pequena cidade do estado de São Paulo, cujo passeio que até então seria apenas em visita a parentes, se tornou uma bela pintura em óleo sobre tela.
Esta obra foi realizada levando em consideração todos os detalhes, que como podemos perceber, haviam deteriorações na parede, porta, escada, telhado e o próprio terreno, vejam os tijolos à mostra.
Acredito que muitas casas como esta existam em muitos lugares em São Paulo e em outras tantas cidades deste país, basta que passemos a olhar com um pouco mais de atenção para essas moradias que apesar de humildes são para um artísta verdadeira obra prima.
Velha casa, é uma tela de 50X70 pintada com pinceladas suaves para não agredir nem modificar a originalidade da casa real.
Óleo sobre tela, dimensão 50X70 estilo acadêmico.
A assinatura completa e encerra todo o trabalho "Max".

Surfista

Algumas pessoas podem até não gostar de estar na tranquilidade de uma belo mar, uma praia linda onde se relaxa, deixa todos os problemas do cotidiano de lado...mas sempre tem alguém assim como este garoto surfista, que não vê a hora de amanhecer para após um delicioso café, pegar sua prancha e se dirigir pacientemente em direção ao mar, por este caminho maravilhoso com lindas árvores ao seu lado convidando-o a um mar lindo e azul, com areia clara.
Surfista pintura baseada em paisagem do litoral norte do estado de São Paulo.
vejam o colorido e os detalhes desta obra.
Óleo sobre tela, dimensão 50X70 estilo acadêmico.
A assinatura completa e encerra todo o trabalho "Max".